O Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado e tempo indeterminado de duração, tem como finalidade a promoção de estudos e a difusão de conhecimentos de histórias, geografia e ciências afins, especialmente de Bayeux e da Paraíba, assim como a promoção da cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico, ligado ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e consequentemente ao Instituto Histórico e Geográfico Nacional. O Quadro Social é composto de: Patronos (Personagens falecidos de Bayeux que contribuíram em algum segmento cultural), Sócios Efetivos Fundadores (Escritores de Bayeux com livros lançados, maiores de 40 anos e goze de boa idoneidade moral e profissional; pagam matrículas de 10% do salário mínimo e parcelas mensais de 5% do salário mínimo), Sócios Beneméritos (Personagens que contribuem com o engrandecimento da cultura local, nos diversos segmentos, como artistas ou ativistas), Sócios Correspondentes (Escritores de outras cidades, estados ou países que mantém contato com o IHGB), e Sócios Mantenedores (Empresas públicas ou privadas que contribuem com doações de materiais ou financeiras para manter o Instituto). Os Sócios Mantenedores terão o nome da empresa em uma placa na parede frontal do Instituto, conforme anexo. A Entidade que visa, através desses quadros, suprir as necessidades do município de Bayeux carente de informações sobre a sua história em relação a fatos, fotos e materiais (objetos) para elevar, enaltecer, resgatar e divulgar, perpetuando a cultura local. Durante o ano, o Instituto vem realizando várias atividades culturais, buscando a cidadania, a autoestima e o civismo do povo bayeuxense.
O Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux possui desde o ano de 2014 o título de utilidade publica concedido pelo então governador do estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, o título de utilidade pública é uma designação conferida a organizações e instituições por autoridades governamentais, reconhecendo que suas atividades beneficiam o interesse coletivo e o bem-estar da sociedade. Essa distinção é concedida por meio de uma da Lei 10.387 de dezembro de 2014.
O Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux possui desde o ano de 2008 o título de utilidade publica concedido pelo então prefeito, Josival Junior de Souza, o título de utilidade pública municipal que confere as organizações e instituições, o reconhecimento de suas atividades em prol do interesse coletivo e o bem-estar da sociedade. Essa distinção foi concedida por meio de uma da Lei Municipal 1.117 de novembro de 2008.