Para o Brasão do INSTITUTO foi adotado o lema sugerido pelo historiador Ariosvaldo: “Pelo equilíbrio dos cânones clássicos”. A engrenagem preta representa as indústrias, a ostra bivalve representa a pesca, no listel em branco vem à inscrição do IHGB e entre as letras ostenta um livro aberto que representa o objetivo da instituição literária, suas obras editadas.
O verde, metade superior da bandeira, representa a cor do município e a cor do IHGB; o branco, metade inferior da bandeira, representa a paz e a união entre os sócios, em busca do mesmo objetivo; e no meio da bandeira surge o brasão, símbolo do INSTITUTO; onde ostenta a sigla do IHGB e o lema: “Pelo equilíbrio dos cânones clássicos”
Estamos unidos e presentes
Buscando o mesmo ideal
Resgatando a história bayeuxense
Com um intuito real
A pesquisa é nosso objetivo
O estudo é nossa aspiração
Conhecer o passado e o presente
E informar à futura geração
Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB
Queremos transmitir a paixão
Com o culto a obra pura
Com a flama da razão
Através da nossa literatura
Bayeux, nossa obra, nosso mundo,
Com seus rios e manguezais
Um povo de amor profundo
Em busca dos seus ideais
Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB
Major Otílio é a nossa comenda
Nossa Casa é Lourival Caetano
Nossa obra é a oferenda
Que publicamos a cada ano
Participamos intensamente
Representamos com dignidade
Cumprimos as normas fielmente
O IHGB é realidade
Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB
Podemos dividir a história de Bayeux em duas épocas distintas: Época de Barreiras e época de Bayeux. Nessas duas épocas surgiram vários personagens que contribuíram para o engrandecimento e desenvolvimento de nossa terra, enalteceram a nossa cultura. Mas, nessas duas épocas, dois personagens se destacaram: Na época de Barreiras o Major Otílio Ciraulo e na época de Bayeux, Lourival Caetano.
Portanto, o Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux, seguindo os feitos da história, resolve de início, homenagear esses dois personagens:
Como subdenominação, aplicando o parágrafo único, Art. 1º. Do Estatuto Social, foi denominada: “Casa Lourival Caetano”. Indicação dos Sócios Efetivos Fundadores por unanimidade na 1ª Sessão Extraordinária realizada no dia 15 de novembro de 2008, data da fundação do INSTITUTO.
Aplicando o item VII, Art. 4º do Estatuto Social do Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux foi criada pelo Presidente Ariosvaldo Alves de Oliveira com o apoio dos confrades a Comenda do Mérito Cultural “Major Otílio Ciraulo” (Distinção honorífica do IHGB). A escolha do homenageado, eleito por unanimidade, pelos Sócios Efetivos Fundadores, faz homenagem ao Major Otílio pelos relevantes serviços prestados a Bayeux, principalmente na época de Barreiras, tanto na cultura quanto na educação, apoiando e incentivando na política e na justiça; dando exemplo de amor a terra com cidadania e auto-estima.