Brasão do IHGB

Para o Brasão do INSTITUTO foi adotado o lema sugerido pelo historiador Ariosvaldo: “Pelo equilíbrio dos cânones clássicos”. A engrenagem preta representa as indústrias, a ostra bivalve representa a pesca, no listel em branco vem à inscrição do IHGB e entre as letras ostenta um livro aberto que representa o objetivo da instituição literária, suas obras editadas.

Bandeira do IHGB

O verde, metade superior da bandeira, representa a cor do município e a cor do IHGB; o branco, metade inferior da bandeira, representa a paz e a união entre os sócios, em busca do mesmo objetivo; e no meio da bandeira surge o brasão, símbolo do INSTITUTO; onde ostenta a sigla do IHGB e o lema: “Pelo equilíbrio dos cânones clássicos”

Hino do IHGB - Letra: Ariosvaldo Alves de Oliveira

Estamos unidos e presentes
Buscando o mesmo ideal
Resgatando a história bayeuxense
Com um intuito real

A pesquisa é nosso objetivo
O estudo é nossa aspiração
Conhecer o passado e o presente
E informar à futura geração

Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB

Queremos transmitir a paixão
Com o culto a obra pura
Com a flama da razão
Através da nossa literatura

Bayeux, nossa obra, nosso mundo,
Com seus rios e manguezais
Um povo de amor profundo
Em busca dos seus ideais

Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB

Major Otílio é a nossa comenda
Nossa Casa é Lourival Caetano
Nossa obra é a oferenda
Que publicamos a cada ano

Participamos intensamente
Representamos com dignidade
Cumprimos as normas fielmente
O IHGB é realidade

Somos conscientes do trabalho
Somos conscientes do saber
Somos cartas do baralho
Somos do IHGB

Casa Lourival Caetano (subdenominação do IHGB)

Podemos dividir a história de Bayeux em duas épocas distintas: Época de Barreiras e época de Bayeux. Nessas duas épocas surgiram vários personagens que contribuíram para o engrandecimento e desenvolvimento de nossa terra, enalteceram a nossa cultura. Mas, nessas duas épocas, dois personagens se destacaram: Na época de Barreiras o Major Otílio Ciraulo e na época de Bayeux, Lourival Caetano.

Portanto, o Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux, seguindo os feitos da história, resolve de início, homenagear esses dois personagens:

Como subdenominação, aplicando o parágrafo único, Art. 1º. Do Estatuto Social, foi denominada: “Casa Lourival Caetano”. Indicação dos Sócios Efetivos Fundadores por unanimidade na 1ª Sessão Extraordinária realizada no dia 15 de novembro de 2008, data da fundação do INSTITUTO.

Comenda do Mérito Cultural “Major Otílio Ciraulo” (Distinção honorífica do IHGB)

Aplicando o item VII, Art. 4º do Estatuto Social do Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux foi criada pelo Presidente Ariosvaldo Alves de Oliveira com o apoio dos confrades a Comenda do Mérito Cultural “Major Otílio Ciraulo” (Distinção honorífica do IHGB). A escolha do homenageado, eleito por unanimidade, pelos Sócios Efetivos Fundadores, faz homenagem ao Major Otílio pelos relevantes serviços prestados a Bayeux, principalmente na época de Barreiras, tanto na cultura quanto na educação, apoiando e incentivando na política e na justiça; dando exemplo de amor a terra com cidadania e auto-estima.

Símbolo de Amizade entre as Bayeux Francesa Brasileira e Bayeux da França

plugins premium WordPress